sábado, 8 de maio de 2010

A TODO VAPOR


O homem percebe-se capaz, importante e agente, acredita-se dotado de um "livre arbítrio", isto é, ser capaz de decidir sobre sua própria vida, não mais determinada por Deus. Afastando-se do teocentrismo e assumindo lentamente um comportamento baseado no amtropocentrismo. O que provocou profundas transformações culturais. De uma postura religiosa e mística, o homem passou a ser racionalista.

A historiografia, a poesia, a prosa e o teatro apresentaram caracteristicas específicas.


UMA NOVA ERA CHEGANDO


Olá
Aqui estou, mais uma vez contando à vocês peripércias minhas, vividas em uma máquina do tempo onde pude estar presente em vários momentos hitóricos jamais revelados e que agora exponho a você em detalhes.
Em 1434, ano em que Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor da Torre do Tombo (lugar onde se guardava documentos oficiais do Reino), iniciou-se a busca por uma nova literatura, essa chamada HUMANISMO.
Três atividades compôs esse período: a produção historiografica de Fernão Lopes, a produção poética dos nobres (poesia palaciana) e a atividade teatral de Gil Vicente.
Como pude perceber no final do século XV, a Europa passou por grande mudanças provocadas por invenções como a bússola, a expansão marítima que incrementou a industria naval, o desenvolvimento do comércio com a substituição da economia de subsistência entre outras mudanças provenientes do mercantilismo, inclusive o surgimento da burguesia.
Culturalmente, pude perceber que a melhoria técnica da imprensa propiciou uma divulgação mais ampla e rápida dos livros, democratizando um pouco o acesso a ele. O homem passou a interessar-se mais pelo saber, convivendo com a palavra escrita. Adquirindo novas idéias e outras culturas como a greco-latina.