terça-feira, 25 de maio de 2010

LITERATURA DE INFORMAÇÃO


As pesquisas estão indo a todo vapor, e pelo o que pude observar posso dizer que a literatura de informação baseia-se nos padrões estéticos medievais, entretanto, nas crônicas de viagem, como também são chamados os textos produzidos nesse momentos hitórico.
As obras estão sendo lidas principalmente na Espanha e em Portugal, pois todos estão curiosos para saber como é a "NOVA TERRA".
Observações: As obras evidencia a opnião do autor, eles (comerciante, militares e viajantes europeus) acham que a nova colônia representa uma grande fonte de lucro para os cofres portugueses.
É dividida em três classes:
> Poesia
> Prosa
> Teatro
Historicamente, há uma ascenssão do mercantilismo, que surgira já havia algum tempo em Portugal. Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil, iniciando dessa forma, a introdução da cultura européia no novo continente.
O valor literário não é tão salietado quanto ao valor histórico, uma vez que fornece aos leitores um retrato da ideologia da época, tal como a impressão quanto a natureza e o clima tropical brasileiro. Além desde, há também o primeiro contato do europeu com os nativos indígenas locais.
Observações: Exaltação a fauna e flora.
Sentimento nativista.

De volta ao Brasil

Os anos estão passando tão rápido e a cada viagem uma descoberta. São tantas histórias, pessoas a conhecer, lugares que jamais poderia imaginar que um dia eu pudesse vivenciar com tanta beleza e não só imagina-las em um livro de literatura.

De volta ao Brasil, porém em um ano de descobertas (século XVI), surge uma novo seguimento, uma nova identidade, uma fase onde a informação era um tipo de literatura.


O Quinhentismo, assim chamado, corresponde a um estilo que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimentos. Essa literatura tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima:

> a conquista material, na forma de literatura informativa das grandes navegações.

> a conquista espiritual, resultande da política portuguesa da Contra Reforma e representada pela literatura jesuíta da Companhia de Jesus.